A Raça

A origem da raça
Guzerá

Guzerá, ou Kankrej, Bos Indicus (Zebu), é uma raça bovina, originária do estado de Gujarat, no centro da Costa Oriental da Índia, animal de grande porte, ótimos para produção de carne e leite.
Porte imponente, cabeça alta e chifres grandes, em forma de lira. Pelagem variando do cinza claro ao escuro, é admissível fêmea branca.

Conselho Deliberativo Técnico das Raças Zebuínas aprovou em 1998 a descorna de animais da raça.
Pele preta, bem pigmentada, com membros bem desenvolvidos e musculados, permitem ao guzerá resistir a longas caminhadas sob o sol tropical, à procura de água e alimento.

Chegada no
Brasil

O Guzerá foi a primeira raça zebuína a chegar no Brasil. Esse acontecimento foi na década de 1870, tendo a raça como uma solução para arrastar carroças e vagões de café no Rio de Janeiro, além de produzir leite e carne.

Com a abolição da escravidão, a raça começou a ficar cada vez mais popular por suas vantagens na produção de carne e de leite. Reinando dentre as raças brasileiras por longo período no século XX, o Guzerá passou por alguns períodos difíceis.

Dentre os anos de 1978 e 1983, porém, com a grande seca do nordeste, o Guzerá ganhou das muita força no Brasil. Por sua rusticidade, o Guzerá conseguia ser mais resistente à seca e 70% do exposição de gado nordestina eram da raça Guzerá (Santos, 1998).

Dupla
          aptidão

Qualidade de carcaça, precocidade e ganho de peso são pontos fortes do Guzerá, comprovados por programas de melhoramento genético. Assim se prova sua vocação em produzir carne de qualidade, tendo índices relacionados a cortes nobres.

No quesito eficiência alimentar, aquilo que mais pesa no bolso do produtor, o Guzerá também se destaca: a raça já confirmou em diversas avaliações ser adequada para uma produção sustentável de carne.
A capacidade de conversão alimentar do Guzerá é ponto facilitador para outro tipo de produção. Superior a de outras raças zebuínas, ele precisa de uma quantidade menor de alimento para sobreviver, ganhar peso e produzir leite!

Junto à quantidade, temos ainda a qualidade do leite produzido pelas vacas leiteiras Guzerá (A2A2). Pesquisas mostram que, além de produzir um leite que não causa alergia ao ser humano, ele contém uma baixa contagem de células somáticas (CCS).