A origem da raça
Guzerá
Guzerá, ou Kankrej, Bos Indicus (Zebu), é uma raça bovina, originária do estado de Gujarat, no centro da Costa Oriental da Índia, animal de grande porte, ótimos para produção de carne e leite.
Porte imponente, cabeça alta e chifres grandes, em forma de lira. Pelagem variando do cinza claro ao escuro, é admissível fêmea branca.
Conselho Deliberativo Técnico das Raças Zebuínas aprovou em 1998 a descorna de animais da raça.
Pele preta, bem pigmentada, com membros bem desenvolvidos e musculados, permitem ao guzerá resistir a longas caminhadas sob o sol tropical, à procura de água e alimento.
Chegada no
Brasil
O Guzerá foi a primeira raça zebuína a chegar no Brasil. Esse acontecimento foi na década de 1870, tendo a raça como uma solução para arrastar carroças e vagões de café no Rio de Janeiro, além de produzir leite e carne.
Com a abolição da escravidão, a raça começou a ficar cada vez mais popular por suas vantagens na produção de carne e de leite. Reinando dentre as raças brasileiras por longo período no século XX, o Guzerá passou por alguns períodos difíceis.
Dentre os anos de 1978 e 1983, porém, com a grande seca do nordeste, o Guzerá ganhou das muita força no Brasil. Por sua rusticidade, o Guzerá conseguia ser mais resistente à seca e 70% do exposição de gado nordestina eram da raça Guzerá (Santos, 1998).