2019: um ano de vitórias para as raças Guzerá e Guzolando

13/05/2019

As raças Guzerá e Guzolando vêm mostrando sua força dentro da pecuária zebuína e a expectativa do setor é que este ano seja um dos mais promissores para a evolução das raças. Durante a ExpoZebu 2019, – edição que marcou a 85ª edição ininterrupta da maior feira de zebuínos do mundo e os 100 anos da Associação dos Criadores de Zebu (ABCZ) - que também marca os 65 anos de instituição da Associação dos Criadores de Guzerá e Guzolando do Brasil (ACGB), a raça Guzerá contou com 142 exemplares que participaram dos julgamentos promovidos pela entidade, considerada a 4ª raça com maior representatividade na pista de julgamento.


Esse reflexo era esperado já que o somativo de todas as raças resultou na presença de 2060 animais este ano, contra 1850 em 2018. De acordo com a diretoria, a qualidade técnica dos exemplares foi um atrativo a mais comprovando que o Zebu, sobretudo a raça Guzerá e Guzolando, está mais presente nos criatórios espalhados pelo Brasil.


Grandes destaques


Toda vez que animais da raça Guzerá entram numa pista de julgamento sua beleza racial, rusticidade e qualidades inumeráveis, principalmente pelos seus longos chifres, chamam a atenção de quem prestigia as feiras e exposições que a raça participa.


Na Expozebu não foi diferente. Os aplausos foram o termômetro da representatividade da raça durante a exposição. A avaliação dos animais foi feita pelo jurado efetivo Alan Marcolini Campidelli responsável pela escolha dos Grandes Campeões e das Grandes Campeãs desta temporada.


Na categoria Macho, o expositor ICIL – IND e COM. ITACARAMBI S/A levou a trinca de 2019, com os três títulos de melhores do ano. O título de Grande Campeão ficou com Quartel FIV da ICIL (Mãe NUTRIA FIV DA ICIL e o Pai - NESZ - GUZ BARRA JANGO FIV). O de Reservado Campeão, quem levou a melhor foi Quebranto FIV da ICIL (Mãe NUTRIA FIV DA ICIL e o Pai IGARAPE FIV DA ICIL) e, o título de 3º Melhor ficou com Quarteto FIV (Mãe - NUTRIA FIV DA ICIL e Pai IGARAPE FIV DA ICIL).


Entre as Fêmeas o título de Grande Campeã ficou com Segunda STA Celina (Mãe Mensurada Sta Cecilia e Pai ICONE FIV STA CELINA), do expositor Otávio A. Canto Álvares Corrêa. O prêmio de Reservada Campeã ficou com Haste da El Giza (Mãe Estrela DA EL GIZA e Pai GUZ BARRA IANO FIV), do expositor Douglas Brandão Costa. O título de 3ª Melhor Fêmea da ExpoZebu 2019 ficou com Karoline II FIV LBN (Mãe Karolynne I FIV GEO e Pai Abaete S) , do expositor Leandro Botelho Neiva.


Na categoria Melhor Criador da Raça Guzerá “Troféu Mário de Almeida Franco Júnior”, ficou com Otávio A. Canto Alvares Correa. O título de Melhor Expositor da Raça Guzerá ficou com ICIL-IND. E COM. ITACARAMBI S/A.


A lista completa dos resultados da ExpoZebu 2019 pode ser acessada pelo link http://www.expozebu.org.br/Julgamentos


Jornalista Sabrina Alves


Assessoria de Imprensa ACGB 

CRIADORES DE GUZERÁ

SEJA UM ASSOCIADO
Faça parte do time de criadores da raça Guzerá. A raça melhoradora das demais, de acordo com o Ministério da Agricultura da Índia.

Saiba mais »


NEWSLETTERS
* Ao se cadastrar estará automaticamente concordando em receber informações oficiais da ACGB





ACGB - Associação dos Criadores de Guzerá e Guzolando Brasil


Praça Vicentino Rodrigues da Cunha, 110 - Bloco 1
Tel: (34) 3336-1995
Email: sede@guzera.org.br