41º Concurso Leiteiro da ExpoZebu

09/05/2019

 



 Mais um importante resultado marcou a participação das raças Guzerá e Guzolando na maior feira de Zebu do mundo – a ExpoZebu, que completou 85 anos de atividade e 100 anos de fundação da ABCZ. Ao todo foram produzidos, por todas as raças participantes, mais de 21 mil litros de leite, o que comprova a eficiência e a qualidade do Zebu leiteiro.



 



 


As raças Guzerá e Guzolando foram representadas por importantes expositores, mas, quem levou o título de Campeã do 41º Concurso Leiteiro de 2019 da raça Guzerá na categoria Vaca Adulta foi PRIMAZIA JF, do expositor Marcus Eduardo Diniz Figueiredo, com uma produção final de 135.96 quilos de leite e produção média de 45.32 quilos de leite.


O título de Reservada ficou com José H.D. Figueiredo e Outros Cond., com a vaca ESTIGMA JF, que produziu 120.47 quilos de leite e média de 40.16 quilos, todos convertidos para sólidos totais.


Na categoria Vaca Jovem quem levou o título de Grande Campeã foi IMAGINÁVEL da Uniube da expositora Ana Vera Marquez Palmério Cunha, com uma produção de 88,30 quilos de leite e o título de Reservada ficou com Xereta FIV Santa Cec., da Sociedade Educacional Uberabense, com uma produção de 62,21 quilos de leite, ambos convertidos para sólidos totais.  


Na categoria Melhor Úbere vaca Adulta, a vaca ESTIGMA JF levou o título e na categoria Vaca Jovem, o título de melhor úbere ficou com Xereta FIV Santa Cec.


Em entrevista a gerente do PMGZ Leite, Mariana Alencar destacou a participação da raça Guzerá e Guzolando no concurso, sobretudo, a sua potencialidade.


“Esse ano os animais participantes tiveram média de gordura acima de 3,5% e, mais de 8% de extrato seco desengordurado. Esses índices estão acima da média o que mostra a potencialidade da raça, bem como sua eficiência como produtora de leite. O que contamos aqui não é somente a quantidade, mas a qualidade, acima de tudo”, destaca.


Mariana foi enfática sobre a marcante presença de sólidos secos e de outros marcadores, muito presente nas raças zebuínas. “A raça guzerá assim como todas as zebuínas, quanto comparado com outras raças, apresenta importantes diferenciais, um deles é sabido por muitos que é a produção da potencial da beta-caseína A1, tanto na produção pura ou de cruzamentos de animais que se enquadram muito bem na pecuária leiteira”, destaca.


O link com a classificação completa do 41º Concurso Leiteiro pode ser acessado aqui https://www.abczstat.com.br/ConcursoLeiteiro/Home/Ordenhas


 



Assessoria de imprensa ACGB


 


Jor. Sabrina Alves 


 


CRIADORES DE GUZERÁ

SEJA UM ASSOCIADO
Faça parte do time de criadores da raça Guzerá. A raça melhoradora das demais, de acordo com o Ministério da Agricultura da Índia.

Saiba mais »


NEWSLETTERS
* Ao se cadastrar estará automaticamente concordando em receber informações oficiais da ACGB





ACGB - Associação dos Criadores de Guzerá e Guzolando Brasil


Praça Vicentino Rodrigues da Cunha, 110 - Bloco 1
Tel: (34) 3336-1995
Email: sede@guzera.org.br