CBMG lança Sumário de Touros e comemora 25 anos de trabalhos na pecuária guzeratista

08/05/2019

 O Centro Brasileiro de Melhoramento do Guzerá (CBMG), lançou durante a 85ª ExpoZebu, a Edição Especial do Sumário de Touros, comemorativa dos 25 anos do Programa Nacional de Melhoramento Genético do Guzerá para Leite (PNMGuL). Informações técnicas foram levantadas em parceria entre a Embrapa Gado de Leite e o Centro de Melhoramento Genético do Guzerá (CBMG²) e resultaram na apresentação da 20ª edição do sumário das avaliações genéticas de touros e matrizes duplo provados da raça Guzerá.


Representantes da pecuária guzeratista, entre esses, o presidente da Associação dos Criadores de Guzerá e Guzolando do Brasil (ACGB), Adriano Varela, o recém eleito presidente da associação, Marcos de Almeida Carneiro; o novo diretor de Marketing, Eros Gazzinelli Metzker, a diretora da ACGB e da ABCZ, Ana Cláudia Mendes, além de pesquisadores e criadores marcaram presença no evento.  


A publicação apresentou dados genéticos de 700 touros e 400 matrizes que foram avaliados pelo Teste de Progênie, pelo Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos (PMGZ) e/ou pelo Núcleo de Múltipla Ovulação e Transferência de Embriões (MOET).


A apresentação foi conduzida pelo médico veterinário, doutor em zootecnia (produção animal) e pesquisador da Embrapa gado de Leite de Juiz de Fora, Frank Angelo Tomita Bruneli. Ele destacou que a proposta é “oferecer um material consistente e que seja utilizado como base para a seleção dos criadores, técnicos de campo, prestadores de serviço de maneira geral que atuam diretamente com a genética. Sem esquecer das centrais de inseminação e produtores de gado de leite que utilizam os dados para promover o melhoramento genético com maior eficiência econômica nos sistemas de produção”, apresentou.


Para o presidente do CBMG², pesquisador Carlos Fernando Fontenelle Dumans, “a palavra de ordem é sustentabilidade. Nossos trabalhos de pesquisa busca um animal mais sustentável, versátil, rústico e muito resistente. Além de produzir economicamente indo além do esperado. E o Guzerá responde muito bem isso”, reforçou.


Bodas de Prata – O momento marcou também os 25 anos do CBMG². Muito emocionado Dumans falou sobre as dificuldades enfrentadas ao longo dos anos e agradeceu a participação dos envolvidos no processo. Segundo ele, muitas vezes, os pesquisadores deixam suas famílias e seus afazeres para contribuir com o processo de evolução da pecuária produtiva. “Quem lida com isso sabe das dificuldades que vai encontrar, desde a coleta dos dados, o registro das informações, busca por dados técnicos, dentre outras situações que são de extrema importância para a elaboração dessas publicações. Completar 25 anos reflete todo o meu agradecimento a toda a equipe que está engajada e que veste a camisa por amor a causa”, destaca.


Homenagens – Em agradecimentos pelos importantes trabalhos de pesquisas realizados ao longo dos 25 anos do centro de melhoramento genético, a diretoria do CBMG prestou homenagens a importantes nomes envolvidos no processo. Entre esses o professor Raysildo Lôbo, a pesquisadora da Embrapa Gado de Leite Maria Gabriela Peixoto, a ex-diretora, hoje pesquisadora colaboradora do CBMG, Dra. Vânia Maldini Penn, Maria Raquel Santos Carvalho – Universidade Federal de Minas gerais; Roberto Luiz Teodoro – Embrapa Gado de Leite; Frank Bruneli – Embrapa Gado de Leite; Lenira El faro Zadra – IZ; Ricardo Vieira Ventura – Universidade de São Paulo (USP); Julio Cesar de Carvalho Baileiro – USP; Paulo Sávio Lopes – Universidade Federal de Viçosa e ainda a Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina; o chefe-geral da Embrapa Gado de leite, Paulo do Carmo Martins; Zélia Inês Portela Lobato,  coordenadora do programa de Pós-Graduação da Escola de Veterinária da Universidade Federal de Minas Gerais.


Outro importante nome lembrado foi do professor Raysildo Lôbo, que esteve presente da cerimônia. Ele destacou a importância do CBMG e agradeceu o reconhecimento da entidade. Em seu pronunciamento, o presidente do CBMG, Carlos Fernando Fontenelle Dumans, falou sobre o importante trabalho desenvolvido pelo pesquisador e professor Raysildo e seu relevância no cenário pecuário nacional.


“Entre os homenageados estava o professor Raysildo. Sua participação dentro do processo de melhoramento genético reflete toda essa evolução que estamos passando. Um processo positivo, porém árduo e que requer o envolvimento de importantes nomes, como o seu”, afirma.


A publicação completa pode ser acessada no site https://www.cbmgguzera.com.br/


Queijos e sabores - Ao final da apresentação, alguns produtores de queijos de Guzerá colocaram seus produtos para degustação e o sabor inigualável marcou a comemoração dos 25 anos do CBMG. 


 Contribuição – Jor. Sabrina Alves


 Assessoria de Imprensa ACGB 

CRIADORES DE GUZERÁ

SEJA UM ASSOCIADO
Faça parte do time de criadores da raça Guzerá. A raça melhoradora das demais, de acordo com o Ministério da Agricultura da Índia.

Saiba mais »


NEWSLETTERS
* Ao se cadastrar estará automaticamente concordando em receber informações oficiais da ACGB





ACGB - Associação dos Criadores de Guzerá e Guzolando Brasil


Praça Vicentino Rodrigues da Cunha, 110 - Bloco 1
Tel: (34) 3336-1995
Email: sede@guzera.org.br