Guzerá marcou presença no 2º Concurso Leiteiro de Fazenda

25/08/2017

Foi divulgado na tarde de hoje (24/08) o resultado do 2º Concurso Leiteiro de Fazenda. Na raça Gir, a grande campeã foi WCBL84 – ESCÓCIA DA BDL, do expositor Wilson Carneiro Silva Júnior, registrou produção total de 129,84 kg/leite corrigido para solidos totais e produção média de 25,97 kg/leite corrigido para solidos totais. A reservada grande campeã foi FGVP 1329 – MACIOTA da EPAMIG do expositor Leonardo de Lima Avelar, com produção de 122,07 kg/leite corrigido para solidos totais e produção média de 24,41 kg/leite corrigido para solidos totais. A matriz WCBL84 – ESCÓCIA DA BDL também recebeu o título de melhor úbere (vaca adulta). O filho do expositor Wilson Carneiro Silva Júnior, Leonardo Ferreira Carneiro, de apenas dez anos, representou o pai no evento. Apesar da pouca idade, ele já tem um discurso de campeão. “Estou muito feliz porque foi um trabalho de onze anos na fazenda Berço da Lua, é muito bom ter esse evento aqui, esperamos ganhar muitos outros prêmios iguais a esse”, afirmou.

Já na raça Guzerá, a grande campeã da categoria vaca adulta é a fêmea JAJ 3213 MONALISA JA do expositor Marcelo Garcia Lack e outros condomínios, teve produção total de 93,24 kg/leite e produção média de 18,65 kg/leite corrigido para solidos totais. A reservada grande campeã foi JCGU 329 GELATINA CAMARÃO do expositor Joel Magno dos Santos com produção total de 83,94 kg/leite corrigido para solidos totais, com média de 16,79 kg/leite corrigido para solidos totais.
A matriz JAJ 3213 MONALISA JA também recebeu o título de melhor úbere (vaca adulta). “O prêmio representa muito para uma criação. É fundamental para ajudar os pequenos produtores que vivem da atividade. Mostrar que o Zebu é capaz de dar leite no nível de fazenda como qualquer produtor consegue tratar”, disse o expositor vencedor Marcelo Garcia Lack.

Participaram do concurso 10 matrizes, sendo 7 vacas da raça Gir e 3 da raça Guzerá. As ordenhas oficiais, foram realizadas na Fazenda Escola da Fazu, durante cinco dias de prova, sendo duas ordenhas diárias com análise qualitativa do leite, e sempre com ordenhadeira mecânica. “Espero que esse resultado possa auxiliar os criadores no processo de seleção e identificação da criação. Provando os animais nesse tipo de concurso, onde temos um sistema totalmente padronizado com condições igualitárias e bem próximas da realidade da agropecuária leiteira nacional. Isso mostra e valoriza o Zebu nesse tipo de produção de leite”, concluiu Mariana Alencar, gerente do PMGZ Leite.

Fonte: Assessoria ABCZ

CRIADORES DE GUZERÁ

SEJA UM ASSOCIADO
Faça parte do time de criadores da raça Guzerá. A raça melhoradora das demais, de acordo com o Ministério da Agricultura da Índia.

Saiba mais »


NEWSLETTERS
* Ao se cadastrar estará automaticamente concordando em receber informações oficiais da ACGB



ACGB - Associação dos Criadores de Guzerá e Guzolando Brasil


Praça Vicentino Rodrigues da Cunha, 110 - Bloco 1
Tel: (34) 3336-1995
Email: sede@guzera.org.br