Resultado do Concurso Leiteiro de Fazenda é divulgado

06/05/2017

 


Realizado de 18 a 23 de abril, o Concurso Leiteiro de Fazenda integrou a programação da 83ª ExpoZebu e teve como objetivo evidenciar o potencial do zebu leiteiro em um sistema de produção próximo a realidade da pecuária leiteira nacional. As três fêmeas Guzolando ficaram, junto aos outros 9 animais participantes do concurso, na área de pastagem formada com o capim BRS-Paiaguás da Estância Orestes Prata Jr., em Uberaba (MG), que possui uma área de Integração Lavoura, Pecuária e Floresta-ILPF. Todas tiveram condições igualitárias de manejo e ordenha.


A alimentação das matrizes participantes constituiu-se principalmente por pastagem de boa qualidade aliada a suplementação mineral e ração balanceada para produção de leite, sendo que a ração foi fornecida para as matrizes de acordo com a produção de leite apenas no momento da ordenha na proporção de 1 quilograma de ração para cada  3 quilos de leite produzido.


Para retirar o efeito da fazenda, houve um período de adaptação de 14 dias em que o manejo e alimentação seguiram o que foi estabelecido para o concurso leiteiro efetivo. O concurso leiteiro de fazenda foi realizado em cinco dias com 10 ordenhas, sendo duas diárias, com intervalos de 12 horas, realizadas às 5h e às 17h. Em todas as ordenhas foram coletadas amostras para análise de composição do leite realizada pela Clínica do Leite (Laboratório credenciado a Rede Brasileira de Qualidade do Leite).


A classificação de acordo com o LCST foi um dos diferencias do concurso leiteiro de fazenda, o que resultou na valorização de matrizes zebuínas leiteiras, as quais produziram um volume de leite com qualidade visando o produto final da indústria láctea.


Todas as matrizes tiveram o material biológico coletado para genotipagem de beta-caseína realizada pela Linkgen. As três matrizes Guzolando foram genotipadas A2A2.


A premiação das vencedoras ocorreu no dia 3 de maio, no Parque Fernando Costa, durante a divulgação do Concurso Leiteiro.


Veja abaixo o resultado das Guzolandas no Concurso Leiteiro de Fazenda:


Resultado para Leite Corrigido para Sólidos Totais – LCST (kg)


GUZOLANDO (½HOL X ½ GUZ) – VACA ADULTA


1º prêmio – 201 GUZERATI


Expositor: Dalton Moreira Canabrava Filho


Produção total de 112,48 LCST (kg)


Produção média de 22,50 LCST (kg)


 


2º prêmio – GUZELACT IBIZA BLACK PEQUI


Expositor: Dalton Moreira Canabrava Filho


Produção total de 106,21 LCST (kg)


Produção média de 21,24 LCST (kg)


 


GUZOLANDO (3/4 HOL X 1/4 GUZ) – VACA ADULTA


1º prêmio – GUZELACT CENTELHA DA LAPA


Expositor: Dalton Moreira Canabrava Filho


Produção total de 65,49 LCST (kg)


Produção média de 13,10 LCST (kg)


 

CRIADORES DE GUZERÁ

SEJA UM ASSOCIADO
Faça parte do time de criadores da raça Guzerá. A raça melhoradora das demais, de acordo com o Ministério da Agricultura da Índia.

Saiba mais »


NEWSLETTERS
* Ao se cadastrar estará automaticamente concordando em receber informações oficiais da ACGB



ACGB - Associação dos Criadores de Guzerá e Guzolando Brasil


Praça Vicentino Rodrigues da Cunha, 110 - Bloco 1
Tel: (34) 3336-1995
Email: sede@guzera.org.br