Raça Guzerá tem desempenho superior em prova da Embrapa

03/08/2020

Larissa Vieira



A raça Guzerá apresentou o melhor desempenho de ganho de peso e reprodutivo entre as raças participantes da 22ª edição do Teste de Desempenho de Touros Jovens (TDTJ) 2019/2020. Promovida pela Embrapa Cerrados, a prova ocorreu entre os meses de julho de 2019 e maio de 2020. O Guzerá contou com a participação de 23 animais de vários criatórios. 



Mesmo apresentando a menor média de peso entre as raças participantes na entrada dos animais na prova, o Guzerá chegou ao resultado final com a melhor média de ganho de peso e exemplares mais pesados. A média do Ganho Médio diário (GMD) 224 ficou em 0,749 kg e o maior GMD da prova foi de um reprodutor Guzerá, que alcançou 0,938 kg. A raça também foi a melhor em relação ao Perímetro Escrotal. A média  ficou em 31,3 cm.



De acordo com o criador Luciano Bonfim, que coordenou a participação do Guzerá na prova, mais uma vez o Guzerá mostrou que pode contribuir sobremaneira para a pecuária de corte nacional. “Os resultados desta edição se sobrepuseram ao das edições anteriores, mostrando que nós criadores de Guzerá estamos no caminho certo, trabalhando sempre para obtermos animais geneticamente superiores”, assegura Luciano Bonfim.



Na visão do criador, a participação da raça em provas como a TDTJ é fundamental para mostrar ao mercado o excelente potencial do Guzerá para ganho de peso, tornando a raça uma opção interessante para cruzamento industrial. “Também serve para nós, criadores, balizarmos nossos rebanhos e avaliarmos se estamos no caminho correto da seleção, se estamos evoluindo. Além disso, as centrais de inseminação artificial valorizam as provas zootécnicas na hora da contratação de um touro, optando por reprodutores que apresentaram desempenho superior nos testes”, conclui Luciano.



Nova edição- A Embrapa Cerrados já anunciou as datas para o próximo TDTJ. A prova a pasto acontecerá de 29 de julho de 2020 e encerrará em 19 de maio de 2021. O custo é de R$ 1.950,00 por animal, dividido em 10 parcelas mensais.


ACGB © | Desenvolvido com por